sexta-feira, 10 de julho de 2020

1) Ele Fala ao Nosso Coração por Meio de Sua Palavra

O primeiro relacionamento de amor que gostaria de relembrar é o de Boaz e Rute. Abra em Rute 2:8-13: “Então disse Boaz a Rute: Não ouves, filha minha? não vás colher em outro campo, nem tão pouco passes daqui; porém aqui te ajuntarás com as minhas moças. Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que te não toquem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem. Então ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra; e disse-lhe: Por que achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira? E respondeu Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste. O Senhor galardoe o teu feito; e seja cumprido o teu galardão do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar. E disse ela: Ache eu graça em teus olhos, senhor meu, pois me consolaste, e falaste ao coração da tua serva, não sendo eu nem ainda como uma das tuas criadas.”
Boaz é uma figura de Cristo e Rute é uma figura do povo do Senhor – primeiramente Israel, mas nós também. A maneira como Boaz se relaciona com Rute é uma figura da maneira que o Senhor usa para nos atrair. Ele notou Rute no seu campo, colocou seu amor sobre ela e deu passos para ajudá-la (Dt 10:18-19). Ele se aproximou dela e falou ao seu coração. O resultado foi que isso literalmente a prostrou – ela caiu sobre o seu rosto! As palavras graciosas de Boaz moveram o coração de Rute. Ela diz no versículo 13: “Falaste ao coração da tua serva”. Meus amigos, vocês sabem que isto é exatamente o que o Senhor quer fazer conosco. Ele quer tomar Sua Palavra e aplicá-La diretamente ao nosso coração. Ele tem muitas coisas maravilhosas para nos dizer. Se O escutarmos, isso irá tanger as cordas do nosso coração. Este é o primeiro passo que o Senhor dá para nos atrair – Ele fala ao nosso coração por meio da Sua Palavra.
O que Boaz disse a Rute teve um profundo efeito nela, e quando o Senhor fala ao nosso coração, haverá um efeito profundo em nós também – isto é, se estivermos em um estado de alma adequado. Os dois que iam pela estrada até Emaús puderam provar disso. Quando o Senhor abriu a Escritura e falou com eles, disseram: “Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava?” (Lc 24:32) Nosso coração também arderá se passarmos tempo na Sua Palavra em comunhão com Ele.
Rute perguntou: “Por que achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira?” O interesse de Boaz nela tocou tanto o seu coração que ela teve dificuldade em acreditar que um homem como ele empregaria seu tempo para falar com ela. A resposta de Rute ilustra o efeito característico da graça trabalhando em nosso coração. Muitos de nós fizemos a mesma pergunta e ponderamos por que o Senhor iria querer Se importar conosco. É pura graça soberana que Ele Se ocupe conosco; É realmente isso. A Bíblia diz: “O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos; Mas, porque o Senhor vos amava” (Dt 7:7-8).
Como eu disse, isso realmente a prostrou. Agora irmãs, eu não estou dizendo que se algum irmão se aproximar de você para conversar que deveria cair sobre seu rosto diante dele. Ele vai se espantar com o que está acontecendo. Ele vai dizer: “O que significa tudo isso?” A questão aqui é, creio eu, que ela mostrou respeito a Boaz.
Então, o que devemos aprender com isso? Bem, é bastante simples; se separarmos um tempo para estar com o Senhor e deixá-Lo falar conosco por meio de Sua Palavra, coisas maravilhosas acontecerão em nosso coração. Isso terá um profundo efeito em nós e significa que precisamos abrir nossas Bíblias regularmente. Quanto mais tempo passarmos na Palavra, mais o nosso coração será tocado. Isso é um fato.
Caros amigos, o Senhor quer invocar as afeições do seu coração hoje. Quanto mais O deixarmos falar conosco por meio da Sua Palavra e conversarmos com Ele em oração, mais nosso coração será atraído por Ele. E quando as afeições de nosso coração estiverem dilatadas para Ele, teremos pressa em fazer a Sua vontade. Nós “correremos pelo caminho dos Teus mandamentos”. É simples assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário