sexta-feira, 10 de julho de 2020

Três Maneiras de Reagir à Correção do Senhor

Devemos receber tudo o que entra em nossa vida como uma lição do Senhor. O Sr. Darby costumava buscar o Senhor quando algo tão pequeno quanto um resfriado comum o atingia. Isto é bom; mostra sensibilidade à voz do Senhor. O escritor de Hebreus continua a falar de várias maneiras que podemos reagir à correção do Senhor.
Primeiramente, ele diz que não devemos “desprezá-la” (Hb 12:5). Esta é uma atitude que podemos tomar. Desprezar a correção do Senhor é ignorar as coisas que Ele permite que aconteça em nossa vida. Uma pessoa pode ser atrevida e dar de ombros, não reconhecendo que é a mão do Senhor. Neste caso, certamente perderemos a bênção que Ele tem para nós nisso. Uma pessoa que tem esta atitude tratará tudo que vem à sua vida como se fosse meramente uma coincidência. Se Deus permite que sofram um acidente de carro, eles dirão: “Bem, quem nunca passou por um acidente?”. Se for um braço quebrado, eles dirão: “É apenas um osso quebrado; todo mundo quebra um osso em algum momento na vida”. Em vez de indagar seu coração sobre o porquê que Deus permitiu tal coisa, eles a ignoram.
Em segundo lugar, ele diz: “não desmaies” quando repreendido (Hb 12:5). Esta é outra atitude que podemos tomar nestas coisas. Desmaiar é ficar desanimado. Aqui, a tendência é reclamar das coisas que o Senhor tem permitido em nossa vida para falar conosco. Se isto não for julgado, resultará em perder o ânimo e desistir. Se tomarmos essa atitude em alguma disciplina que o Senhor permitiu em nossa vida, também perderemos a bênção prática que Ele tem para nós nisto.
Ele continua a falar da terceira atitude que podemos ter numa provação – a única apropriada, posso acrescentar – e essa é ser “exercitados por ela” (Hb 12:11). Quando somos exercitados sobre as coisas que Deus permite em nossa vida e, a esse respeito, buscamos Sua face, isso trará “fruto pacífico de justiça” em nós.
Existem três aves que ilustram essas três atitudes. Quando a chuva vem o pato a ignora, deixando a água escorrer sobre suas penas impermeáveis. Ele é como a pessoa que despreza a correção. Depois, tem a galinha. Esta ave é conhecida por não gostar de chuva. Quando chove, ela cisca, se agita e cacareja. Ela é como a pessoa que desmaia diante das coisas que o Senhor permite em sua vida. Depois, tem o robin. Este pássaro americano aceita a chuva e tira proveito dela. A chuva traz minhocas à superfície, significando que, se ele sair, ele vai se beneficiar disso. Este é como a pessoa que é exercitada sobre as disciplinas do Senhor em sua vida e disso recebe um pouco de bem moral e espiritual.
Então, em resumo, há estas duas maneiras nas quais o Senhor opera para nos tornar dispostos a fazer “a Sua boa vontade” – Seu atrair e Seu desapegar. Davi disse: “O Teu povo se apresentará voluntariamente no dia do Teu poder, com santos ornamentos [em santo esplendor – JND] (Sl 110:3). Talvez ambos sejam vistos nesse único versículo. Em um dia vindouro, os filhos de Israel serão voluntários (estarão dispostos) quando o Senhor agir em poder e em santo esplendor para libertá-los de seus inimigos e trazê-los para Seu reino. Para nós, eu creio que se simplesmente olharmos para trás e considerarmos o “poder do Seu sangue” (Rm 5:9 – JND) em nos libertar de nossos pecados, e também no “esplendor” de Sua santa Pessoa, estaremos dispostos também. Que Deus nos dê a graça para fazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário