sexta-feira, 10 de julho de 2020

Como Deus nos Torna Dispostos a Fazer a Sua Boa Vontade

Burbank, Califórnia – 23 de dezembro de 2007

Vamos abrir em Filipenses 2:13 para um versículo introdutório, o qual eu acredito explicará o que eu tenho em meu coração. “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade”. Eu gostaria de falar nessa tarde sobre a obra de Deus em nossa alma que nos torna dispostos a fazer a Sua boa vontade. Eu não quero falar dos detalhes da vontade de Deus – eu já falei disso outras vezes – mas sim como Deus produz disposição em Seu povo.
Deveria ser óbvio para todos aqui que Deus quer que façamos Sua vontade. Nosso problema é que temos a carne em nós que quer fazer sua própria vontade. As duas coisas são opostas uma à outra, e isso nos leva a um conflito de vontades. Creio que essa luta acontece em maior ou menor intensidade na vida de cada jovem Cristão. Acho que você sabe o que quero dizer; temos nossas ambições, nossos interesses e objetivos na vida, e naturalmente não queremos que nada ou ninguém contrarie esses planos. Um impasse entre a vontade de Deus e as nossas vontades pode surgir e isso irá impedir o progresso espiritual em nossa vida. Até que entreguemos o comando de nossa vida a Ele, haverá essa luta presente dentro de nós. Minha tarefa esta tarde é discorrer sobre como Deus supera esse obstáculo e nos torna dispostos a fazer a Sua boa vontade.
Você notará que há duas coisas nesse versículo em Filipenses 2. É dito que Deus opera em nós primeiro o “querer” e depois o “efetuar” segundo a Sua boa vontade. Em outras palavras, Ele produz em nós um desejo de fazer a Sua vontade, e depois Ele também nos dá o poder para executá-la. Uma coisa é ter a vontade, mas outra é ter o poder. É dito: “Deus é o que opera em vós... Se fosse deixado para nós mesmos, não teríamos nenhum interesse em fazer coisas que agradam ao Senhor; e mesmo que tivéssemos, não teríamos o poder em nós mesmos para fazê-lo. Felizmente, este versículo nos diz que Deus provê os dois. Qualquer coisa que façamos para “Sua boa vontade” é realmente tudo segundo Ele, e Ele deve receber toda glória e louvor.
Ora, por que Deus quer que façamos a Sua boa vontade? Acredito que a resposta simples é que Ele quer que sejamos felizes. Ele é o Deus bendito (feliz) e quer que conheçamos algo dessa felicidade para que o nosso gozo possa ser completo. Ele nos fez de tal maneira – dando-nos uma nova vida com novos desejos – que a única coisa que nos fará verdadeiramente felizes é fazer a Sua boa vontade. Ele nos ama tanto que não está contente em simplesmente nos livrar do inferno; Ele quer que sejamos felizes no relacionamento em que Ele nos trouxe. Salmo 16:11 diz: “À Tua mão direita há delícias perpetuamente”. E Salmo 36:8 nos diz que há uma corrente de delícias que o próprio Senhor desfruta, e Ele quer que desfrutemos disso com Ele. “Eles se fartarão da gordura da Tua casa, e os farás beber da corrente das Tuas delícias”.
Felizmente, o Senhor tem maneiras e meios para superar essa luta interior das nossas vontades. Ele não quer que desperdicemos nossa vida fazendo nossa própria vontade porque essas coisas nunca nos farão felizes. Logo, para o nosso próprio bem e felicidade, Ele encarrega-se de nos tornar dispostos, e seremos eternamente gratos por isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário