sexta-feira, 10 de julho de 2020

Embaraços e Pecado

Note-se que o capítulo não começa com as maneiras do Senhor corrigir Seu povo. Começa nos exortando a “correr a carreira (corrida) da fé mantendo nossos olhos no objetivo diante de nós – Cristo em glória (vs. 1-4). É-nos pedido para “deixarmos todo o embaraço [peso – ARA] e o pecado” que impediria nossa busca desse objetivo singular único. Sabendo que estamos bastante ligados aos nossos embaraços e pecado, o escritor menciona uma motivação a mais: “a correção do Senhor” (vs. 5-11). Não é uma ameaça; é apenas que o Senhor sabe e entende nossa incapacidade e falta de poder para deixar de lado estas coisas. É trazido em última análise para nos ajudar a fazer a vontade de Deus.
Estas duas coisas – embaraços e pecados – para nós, são um impedimento para realizarmos a corrida. Os embaraços, para estes crentes hebreus, era a religião terrenal. Os aparatos do judaísmo, bem como a incredulidade que veio junto com isso, os estavam impedindo de realizar a corrida da fé a Cristo em glória. Isso os estava atraindo de volta ao aprisco do judaísmo. Para nós, os embaraços podem ser outras coisas terrenais. Um embaraço, a princípio, é qualquer coisa que distrai o coração de se ocupar com Cristo em glória e arrasta a mente para a Terra. Um embaraço é algo não necessariamente errado moralmente, mas cativa o coração a nos ocupar com as coisas terrenais. Pode ser algo diferente para cada um de nós. Para um, pode ser um esporte; para outro, pode ser música; para outro pode ser algum hobby, etc. Poderiam ser centenas de coisas. Estas coisas não são moralmente erradas, mas se elas entrarem em nosso coração, ocupando uma quantidade excessiva de nosso tempo e atenção, é uma indicação certa de que é um embaraço.
Jovens frequentemente perguntam: “O que há de errado com esta coisa ou com aquela atividade?”. Mas eles não estão entendendo o ponto aqui. A Escritura nos diz que todas as coisas que são moralmente corretas nos são lícitas, mas nem todas as coisas convêm (1 Co 6:12-13). Devemos deixar de lado todo embaraço, não porque são contrários às regras da corrida, mas porque eles são um impedimento para correr. Imagine que você foi ver uma corrida que estava acontecendo em algum lugar, daí você olhou para a linha de largada e viu um corredor pretendendo competir usando um par de botas de borracha e uma mochila! Então você vai até ele e lhe diz que aquelas coisas serão um impedimento se ele quiser acompanhar os outros competidores na corrida. Daí ele diz: “O que há de errado com as botas de borracha e a mochila? Eu não estou infringindo as regras!” É verdade, ele não está infringindo as regras, mas ele não será capaz de correr muito bem na corrida. Ele seria deixado para trás em pouco tempo. Esse é o ponto exato em que precisamos deixar de lado “todo embaraço [peso – ARA] em nossa corrida espiritual para o céu.
A maneira mais rápida de descobrir se alguma coisa é um embaraço em nossa vida é iniciar a corrida! Se você acha que certas coisas na sua vida são embaraços, pode ser que você não esteja realmente na corrida. Se você se senta numa cadeira com um peso amarrado ao seu corpo, você não sentiria os efeitos negativos da gravidade. Talvez esse seja o porquê algumas pessoas não podem ver por que certas coisas na sua vida são um impedimento.
Se você está lutando com algo em sua vida que você possa ter ou está fazendo, e está se perguntando se isso é um embaraço, você pode conferir pelos três sinais a seguir que o Sr. Hayhoe nos deu anos atrás:

Nenhum comentário:

Postar um comentário