sexta-feira, 10 de julho de 2020

3) Ele Nos Enche de Dádivas

Agora vamos observar um terceiro relacionamento amoroso para ver outra maneira na qual o Senhor dilata as afeições de nosso coração. Vamos a Gênesis 24:50-53: “Então responderam Labão e Betuel, e disseram: Do Senhor procedeu este negócio; não podemos falar-te mal ou bem. Eis que Rebeca está diante da tua face; toma-a, e vai-te; seja a mulher do filho de teu senhor, como tem dito o SENHOR. E aconteceu que, o servo de Abraão, ouvindo as suas palavras, inclinou-se à terra diante do Senhor. E tirou o servo joias de prata e joias de ouro, e vestidos, e deu-os a Rebeca”. O que o servo fez aqui ilustra algo mais que o Senhor faz para atrair nosso coração – Ele nos enche de dádivas!
Você conhece a história. O servo é uma figura do Espírito de Deus. Ele foi enviado por Abraão, que é uma figura de Deus Pai, para encontrar uma noiva para Isaque, que é uma figura de Cristo. Esta é a figura do que Deus tem feito nos últimos 2.000 anos, chamando uma noiva para fora deste mundo para Seu Filho por meio do evangelho. Ao encontrá-la, o servo deu-lhe muitos presentes especiais. E esses presentes representam as vastas bênçãos espirituais que nos foram dadas em Cristo. Ele lhe deu “joias de prata e joias de ouro”. “Prata”, como você sabe, é uma figura de redenção na Escritura, e “ouro” fala da justiça divina. Estas coisas são uma imagem das “riquezas incompreensíveis de Cristo” que são nossas n’Ele (Ef 3:8). Ele também lhe deu “vestidos [vestes – ARA], o qual fala da adequação moral que Deus opera em nós pelo Espírito para nos tornar aptos companheiros para Seu Filho (Rm 8:29; 2 Co 3:18).
Deixe-me advertir qualquer irmão aqui que possa estar procurando por uma esposa para que seja cuidadoso ao dar presentes caros. Você poderá desviar o coração de alguém. Não faça isso a menos que você tenha o comprometimento de manter isso.
É difícil dizer se Rebeca entendeu, naquele momento, que ela foi escolhida para ser a esposa do mais favorecido homem na Terra. Mas esse era exatamente o destino dela. Que imenso privilégio! Isaque era o homem em quem os conselhos de Deus se centraram em relação às bênçãos de todas as famílias da Terra que tivessem fé. Deus disse a Abrão: “Em ti serão benditas todas as famílias da Terra” (Gn 12:3; Gl 3:8). Um pouco depois Ele lhe declarou: “Em Isaque será chamada a tua descendência” (Gn 21:12; Rm 9:7). Isaque, portanto, é uma figura legítima de Cristo.
Sendo trazidos para um relacionamento com o Senhor Jesus Cristo, temos recebido muitas dádivas maravilhosas e preciosas. Temos sido inundados com as maiores de todas as bênçãos que Deus poderia dar! É dito em Efésios 1:3: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, O qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”. Como a noiva de Cristo, temos sido supremamente abençoados sobre todos os que foram abençoados por Deus em outras épocas. Ele nos tem dado toda uma gama de bênçãos celestiais que são como picos de montanhas de bênçãos, os quais o próprio Deus não poderia ir além!
Agora, amigos, o Senhor não tinha que ter feito isso por nós, mas Ele nos ama e quer que sejamos supremamente abençoados em nosso relacionamento com Ele. Seu amor não iria parar em nada menos que o mais elevado para aqueles que seriam Sua noiva. Estas bênçãos Cristãs, que são nossas, nunca foram dadas aos santos do Velho Testamento. Abraão, Isaque e Jacó não foram tão abençoados. Temos sido colocados na mais elevada posição de relacionamento e privilégio possível que Seu amor pôde proporcionar! Nenhum grupo de criaturas de Deus (homens ou anjos) jamais foram tão ricamente abençoados como os Cristãos. Uma figura disso é vista em Abraão dando presentes para todos os seus filhos, mas ele deu “tudo o que tinha” a Isaque. E tudo o que era de Isaque era compartilhado com Rebeca, sua noiva (Gn 25:5-6).
Podemos não perceber, mas estamos em uma posição diante de Deus que é tão sublime que nenhum anjo se atreveria a colocar o pé. Existe um hino antigo que as pessoas costumavam cantar: “Eu gostaria de ser um anjo e com os anjos estar”. Mas isso está mergulhado em ignorância. Nem mesmo Miguel, o arcanjo, tem a posição que nós temos. A idosa Sra. Munck estava certa vez ajudando uma mulher, e esta ficou tão agradecida por isso que disse: “Oh, você é um anjo”. A Sra. Munck respondeu: “Eu não sou. Eu sou superior a um anjo. Eles são apenas meus servos!” Como isso é verdade. Pertencemos à raça da nova criação de homens, a qual é superior a dos anjos (Hb 2:6-13). Estamos diante de Deus no próprio lugar do Filho! O mesmo lugar em que o Senhor Jesus está diante de Deus é o nosso lugar. E tudo o que Ele tem, Ele compartilha conosco. Não podemos obter nada mais elevado que isto. Nada parecido foi dito dos santos de outras épocas – somente dos Cristãos. Se pudéssemos ser mais abençoados, acho que não seriamos capazes de desfrutar disso!
Agora irmãos, por que o Senhor tem feito isto por nós? Ele poderia ter nos livrado do inferno e teríamos sido eternamente gratos por isso – como diz o hino: “Ter algum lugar reservado dentro de Sua porta” (Hinário Little Flock nº 93). Isso teria sido suficientemente bom para nós. Mas muito antes, Ele planejou que haveria muito mais. Ele tem estado à nossa espera com “a coroa, o trono e a mansão” (mesmo hino 93). Assim é o Seu amor. Eu pergunto novamente a você: Por que o Senhor tem feito tudo isto por nós? Em resumo, Ele fez isso para conquistar nosso coração. Quando a magnitude de nossas bênçãos e o amor que proporcionou tudo isso se apoderam de nossa alma, isto nos conquista completamente. Nunca teríamos sonhado em ser tão supremamente abençoados. Se nos fosse dada uma escolha de como poderíamos ser abençoados, nunca teríamos pedido tal coisa.
Essa é realmente a força de Efésios 3:20-21. Depois de examinar essas coisas maravilhosas, o apóstolo Paulo irrompeu em uma doxologia[1] de louvor, dizendo: “Ora, àqu’Ele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a Esse glória na Igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.” Isso tem sido muitas vezes retirado do contexto, pensando-se significar que o Senhor responderá às nossas orações de uma maneira que é muito melhor do que jamais teríamos pedido. Você pode aplicar esses versículos algumas vezes para esse fim, mas não é exatamente disso que ele estava falando. Paulo estava louvando a Deus por Sua sabedoria em planejar tão imenso alcance de glória e bênçãos que está muito acima de qualquer coisa que alguma vez tenhamos pedido ou pensado.
Em nossos pensamentos limitados, nunca teríamos sonhado em ser abençoados ao lado do próprio Filho de Deus, o Criador do universo, e compartilhar o Seu lugar de bênção, privilégio e glória como co-herdeiros! Digo-vos que nunca teríamos pensado em tal coisa. Teríamos pedido por vida longa, ou para ser ricos, ou algo assim. Nossos pensamentos não teriam se elevado mais acima do que das coisas desta Terra. O Senhor sabia disso, então Ele foi em frente e planejou tudo para nós. E agora, quando o apóstolo considera a vasta extensão de glória que cerca o Filho de Deus e o amor que planejou tudo, ele não pode deixar de irromper em louvor.
Amigos, realmente é triste que a Igreja saiba tão pouco sobre suas bênçãos. Não estaríamos ansiando pelas coisas do mundo se conhecêssemos nossas bênçãos. As coisas do mundo perdem seu encanto quando o Senhor Jesus captura nossas afeições e a fé estabelece o que é verdadeiramente nosso n’Ele. É uma vergonha; realmente é. Temos sido supremamente abençoados, porém a maioria dos Cristãos não parece saber muito a respeito. Tenho certeza de que, se tivéssemos que organizar um questionário entre os crentes hoje sobre quais eram suas bênçãos Cristãs, acredito que obteríamos algumas respostas bem estranhas.
Talvez alguns dissessem que têm sido abençoados por ter uma esposa amável, filhos saudáveis e um bom emprego. Mas essas coisas são misericórdias dadas às criaturas; elas não são nossas bênçãos Cristãs. Outros podem dizer que é ser nascido de novo, conhecer o Senhor e ter os pecados perdoados. Estas, com certeza são bênçãos, mas novamente, elas não são nossas bênçãos Cristãs exclusivas. Elas são bênçãos da Nova Aliança que são comuns a toda família de Deus (Jr 31:31-34 – ARA; Hb 8:10-13 – ARA). Essas bênçãos da Nova Aliança são nossas e somos gratos por elas. Mas nossas bênçãos Cristãs em Cristo são muito mais elevadas que essas. Se eu tivesse que recorrer a qualquer passagem que expusesse nossas bênçãos Cristãs especiais, eu indicaria Efésios 1 para você. Resume-se em três tópicos:
  • Filiação em relação a Deus, nosso Pai (vs. 3-7).
  • Membros do corpo místico de Cristo – chamado “o Cristo” (vs. 8-10).
  • Herdeiros em relação à herança (vs. 11-14).
Logo, temos bênçãos da Nova Aliança; isso é uma coisa. Mas também nos foram dadas nossas bênçãos Cristãs exclusivas, as quais são imensamente maiores. O Sr. Lunden costumava dizer que as bênçãos ligadas à Nova Aliança são as menores de nossas bênçãos. (Ele não as estava rebaixando, mas mostrando que temos algo muito superior). E então, fluindo de nossas bênçãos Cristãs, nos foram dados privilégios especiais baseados naquelas bênçãos, as quais os santos de outras épocas não tiveram.
E se isso não te deixa maravilhado, o Senhor nos “deu tudo o que diz respeito à vida e piedade” (2 Pe 1:3), que é toda uma outra ordem de coisas que Ele nos tem dado para a nossa senda. Eu acredito que isso é representado nos “camelos” que o servo deu a Rebeca para a viagem. Ele lhe deu joias, mas também lhe deu camelos para montar. Ele pensou em tudo; assim como o nosso Deus. Amigos, quando paramos e refletimos nestas coisas, isso move nosso coração. Isso não faz você querer conhecer melhor o Senhor? Bem, isso foi o efeito imediato que teve em Rebeca. Ela começou a fazer perguntas ao servo sobre o homem que ela iria se casar. Ela disse: “Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro?” (Gn 24:65).
Uma irmã idosa, que está aqui hoje, me disse há mais de 20 anos: “Quando eu fui salva, sabia que o Senhor me amava. Mas, após aprender o quão ricamente Ele tem me abençoado, tenho que dizer que nunca percebi que Ele me amava tanto!” Falando dessas coisas para uma pessoa que não era salva, ele me disse: “Se vocês realmente creem nisso, vocês devem ser as pessoas mais felizes do mundo.” Mas, irmãos, o que me incomoda profundamente é que há Cristãos para os quais estas coisas significam muito pouco. Para eles, provavelmente soa como ficção científica. Temos tanto para desfrutar, mas muitos nunca tiveram tempo para aprender o quão ricamente eles são abençoados em Cristo. Então você pergunta o que está errado.
Isso me lembra uma história que eu li uma vez de um nativo americano que serviu valentemente na Guerra Civil. Após a guerra ele foi condecorado com uma medalha de honra. Uma das coisas prometidas foi que ele tinha acesso ilimitado a qualquer casa do governo no país para refeições gratuitas pelo resto de sua vida. Anos mais tarde o encontraram morrendo de fome! E quando abriram a camisa para ajudá-lo, descobriram que ele tinha feito da medalha um colar, que usava no pescoço. Ele nunca percebeu que estava gravado nela que ele tinha direito a refeições gratuitas pelo resto da vida. Lá estava ele morrendo de fome porque ele não sabia o que era seu. Amigos, há muitos Cristãos que estão na mesma situação. Eles são abençoados além da imaginação, mas não o sabem e, portanto, não estão desfrutando disso. Que pena! Você os vê andando por aí procurando algo para satisfazer sua alma com o lixo desse mundo. Eles não podem ser felizes. O que eles precisam fazer é “provar, e ver que o Senhor é bom” (Sl 34:8).
Estas coisas que o servo deu a Rebeca a tornaram disposta. Eles perguntaram a ela: “Irás tu com este homem?” E ela disse: “Irei” (Gn 24:58). Como poderíamos pensar que ela responderia de outra forma? Seu coração estava conquistado por aquelas propostas de amor. Eu acredito que, quanto mais entendemos e desfrutamos de quão ricamente temos sido abençoados em Cristo, mais serão dilatadas as afeições de nosso coração, e estaremos dispostos a fazer a boa vontade de Deus. Estas maravilhosas dádivas que o Senhor nos concedeu têm a intenção de tocar nosso coração e atrair nossas afeições a Ele.




[1] N. do T.: Provém do grego doxologia, (doxa “glória” + logia “palavra” se referindo à expressão oral ou escrita. Portanto, “doxologia” é uma expressão oral ou escrita de louvor e glorificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário