sexta-feira, 10 de julho de 2020

QUEBRANDO AS NOSSAS VONTADES (Desapegando)

Temos observado algumas das maneiras que o Senhor atrai nosso coração, agora eu quero falar um pouco da maneira que Ele nos leva a desapegar. Vamos a Hebreus 12:1-11: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, Autor e Consumador da fé, O qual, pelo gozo que Lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-Se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aqu’Ele que suportou tais contradições dos pecadores contra Si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado. E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho Meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por Ele fores repreendido; Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas Este, para nosso proveito, para sermos participantes da Sua santidade. E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela”.
Como podemos ver neste capítulo, o Senhor usa as disciplinas da vida para nos corrigir e nos desapegar de fazer nossa própria vontade, a qual é o único impedimento para ter a bênção prática do Senhor em nossa vida. Como mencionado antes, o propósito de desapegar é frustrar a vontade da carne. É um processo por meio do qual aprendemos a desistir de fazer nossa própria vontade e, em vez disso, fazer a d’Ele. Lentamente, pouco a pouco, pelas correções do Senhor, somos ensinados a respeito do vazio do mundo e da futilidade de tentar agradar a nós mesmos. Por divina graça, somos levados a ver que não faz sentido continuar de outra maneira, a não ser fazendo a vontade de Deus.
O principal instrumento que o Senhor usa para nos desapegar é a aflição, como mencionada em Salmo 119:67. Há algo sobre a aflição que nos faz sentar e prestar atenção. O Senhor não tem nenhum prazer em usar aflição para nos desapegar, mas Seu amor O obriga a fazê-lo. No livro de Lamentações é dito: “Ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das Suas misericórdias. Porque não aflige nem entristece de bom grado [do Seu coração – KJV nota de rodapé] aos filhos dos homens” (Lm 3:32-33). Seu coração não tem prazer nisto, mas Ele sabe que é necessário para o nosso bem espiritual, e Seu amor O leva a fazê-lo.
O Senhor sabe como nos tornar dispostos por meio das disciplinas da vida; Ele não comete erro sobre isto. Lembro-me de ter ouvido uma história de uma garotinha que não queria comer ervilhas no jantar. Depois de vários encorajamentos e exortações de seus pais, seu pai olhou diretamente em seus olhos e disse: “Você quer comer as ervilhas ou você quer ir para o seu quarto para conversarmos?”. Ela sabia o que implicava ir ao quarto para conversar, então ela sentou-se em sua cadeira e disse: “Acho que vou comer as ervilhas”. Sabe, até o pensamento de ter a mão disciplinadora do Senhor sobre nós deveria ser o suficiente para nos levar a considerar seriamente sobre não fazer algo que sabemos que não agradaria a Ele. Devemos passar o tempo de nossa jornada aqui em “temor” (1 Pe 1:17). Esse é o temor de fazer algo que desagradaria nosso Pai.
A principal razão de o Senhor ter de nos desapegar por meio da correção é que nossas vontades são muito fortes. Ele sabe como quebrar nossas vontades e abrandar nosso coração. Ele usa tanto o Seu atrair quanto o Seu desapegar. Acredito que ambos os processos acontecem ao mesmo tempo, e Ele está fazendo tudo isso porque quer nossa atenção! Essa foi uma das últimas coisas que Christie Coleman me disse antes de o Senhor a levar para Si. Ela disse: “O Senhor quer nossa atenção”. Eu posso acrescentar que Ele não vai parar até obter nossa atenção. Ele pagou um preço muito grande para nos deixar seguir o nosso próprio caminho e desperdiçar nossa vida em coisas passageiras do tempo que não são de nenhum valor eterno – coisas que não nos fazem felizes, de maneira alguma.
Assim como no atrair, o desapegar é uma obra que o Senhor não entrega a ninguém. É tão importante para Ele que Ele mesmo é Quem faz tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário