sexta-feira, 10 de julho de 2020

A Dupla Obra do Senhor de Atrair e Desapegar

Produzir disposição é um processo duplo. Envolve duas coisas. A primeira é atrair, a qual tem a ver com o Senhor conquistando as afeições do Seu povo para Si. É a Sua principal alegria; Ele tem prazer em fazê-lo.
Vamos ao Salmo 119 para ver isso. O versículo 32 diz: “correrei pelo caminho dos Teus mandamentos, quando dilatares o meu coração”. Aqui temos a obra do Senhor de dilatar as afeições de Seu povo, resultando em estarem dispostos a andar no caminho de Seus mandamentos. Ele faz isso irradiando o Seu poderoso amor em nós de várias maneiras até que nosso frio coração se aqueça para com Ele. Um dos resultados é a obediência. Ficamos apressados em fazer a vontade d’Ele. Outro versículo vem à mente e que é bem similar a esse: “Leva-me Tu; correremos após Ti” (Ct 1:4).
O amor divino tem um poder de atração irresistível. Ele cria uma resposta naqueles que são os alvos de Seu amor. Em 2 Coríntios 5:14 diz: “O amor de Cristo nos constrange”. Depois, no versículo 15, continua e diz: “para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aqu’Ele que por eles morreu e ressuscitou”. Isso mostra que o amor de Cristo tem tanto poder que altera o curso da vida de uma pessoa em 180 graus! Pode transformar a vida de uma pessoa radicalmente. Transforma uma pessoa de viver para SI MESMA para viver para o SENHOR. Se quiser uma prova disso, eu diria para que apenas olhasse ao redor deste salão nesta tarde. Você está sentado entre centenas de pessoas cujo coração foi tocado pelo amor do Senhor e cuja vida foi radicalmente transformada. Querido jovem, há poder no amor de Cristo para mudar a sua vida! Nosso grande problema é que sabemos muito pouco sobre o amor de Cristo. Não o desfrutamos como deveríamos e, como resultado, não há a resposta que deveria haver na nossa vida.
A segunda maneira na qual o Senhor produz disposição em Seu povo é desapegar. Vamos ao versículo 67 do Salmo 119 para vermos isto: “Antes de ser afligido eu me extraviava; mas agora tenho guardado a Tua Palavra” (AIBB). Desapegar tem a ver com a obra do Senhor de quebrar a inclinação das nossas vontades, porque elas são um impedimento para nosso progresso nas coisas de Deus.
O propósito de desapegar é frustrar a vontade da carne. O Senhor faz isso permitindo-nos passar por várias experiências difíceis, e muitas vezes dolorosas, na vida. Por meio do processo de desapego, aprendemos sobre o vazio do mundo e a futilidade de seguir o nosso próprio caminho. Pela graça divina, somos levados a ver que não faz sentido continuar em nenhum outro caminho que não seja fazer a vontade de Deus.
Nesse versículo, o salmista reconhece que fazer sua própria vontade não produziu nada de bom – somente levou alguém a se “extraviar”. Quanto mais cedo aprendermos isso, melhor. Nossas vontades são a fonte da maior parte de nossa infelicidade. Acho que posso dizer que somos o nosso pior inimigo. Mas o resultado de ser “afligido” pelo castigo do Senhor foi que Davi foi desapegado da sua própria vontade, e aprendeu a guardar a Palavra de Deus. Foi só então que ele recebeu uma bênção real disso. Ele se tornou interessado nas coisas do Senhor, conforme reconhece no versículo seguinte: “Tu és bom e abençoador; ensina-me os teus estatutos” (v. 68).
Desapegar é necessário em nossa vida. Quando a sabedoria do Senhor vê a necessidade disto, o Seu amor produzirá esse desapego, e é para que nos beneficiemos disso. Alguém apropriadamente disse: “É melhor ser atraído pelas alegrias do céu do que ser levado pelas dificuldades e sofrimentos da Terra!” Isto certamente é verdade, mas precisamos dos dois na nossa educação espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário